Projetos dos Sistemas de Esgotamento Sanitário de municípios do Vale do Paraíba – SP

Município de São José do Barreiro – SP

A partir da Lei Federal nº 11.445 de 2007 que preconiza, dentre outros aspectos, a universalização dos serviços de saneamento básico – nestes incluído o esgotamento sanitário – faz-se necessária a concentração de esforços para ampliar a oferta desses serviços ainda escassos em muitos municípios brasileiros, como Areias e São José do Barreiro.

No intuito de mudar as realidades de ambos os municípios – localizados ao leste do estado de São Paulo, no histórico Vale do Paraíba – foi disponibilizado recurso para a execução dos seus Projetos dos Sistemas de Esgotamento Sanitário. Esses projetos foram desenvolvidos pela ECHOA Engenharia, a partir do Convênio celebrado entre a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP, por intermédio da Caixa Econômica Federal, e os Municípios.

Município de Areias – SP

A complexidade de um projeto completo de Sistema de Esgotamento Sanitário é tal que o leva a ser dividido em diversas etapas. No Estudo de Concepção dos sistemas foram avaliadas, em conjunto com o município, as melhores soluções técnicas e econômicas para afastamento e tratamento dos esgotos das áreas urbanas dos municípios. A partir da execução dos serviços de apoio técnico, que incluem topografia e sondagens, procedeu-se ao desenvolvimento dos Projetos Básicos e Executivos do Sistema, sendo que este último permite a total compreensão do sistema proposto, dando plenas condições à execução das obras. Ainda, constituíram parte deste trabalho o desenvolvimento e aprovação dos estudos ambientais que levaram à emissão das licenças ambientais necessárias à execução dos projetos.

Comments

comments