Projeto de Estações Elevatórias de Esgoto para o município de Garça – SP

O município de Garça, situado na porção centro-oeste do estado de São Paulo, distante cerca de 415 km da capital, possui Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) que frequentemente sofrem com o descaso e mal uso da população, o que acaba ocasionando problemas operacionais, especialmente, em dias chuvosos. Além disso, tratam-se de elevatórias antigas e tecnicamente desatualizadas.

Município de Garça

Para melhor atender à demanda do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Garça – SAAE, a ECHOA Engenharia concebeu, em conjunto com esse órgão, um arranjo para equacionar a situação atual das elevatórias existentes. Nesse arranjo, uma EEE será desativada, uma EEE será substituída por uma EEE Padrão (4,31 L/s) e uma nova EEE completa (33,58 L/s) será construída, recalcando o efluente das três unidades para uma linha de recalque já existente.

O desenvolvimento dos projetos das duas novas Estações Elevatórias de Esgotos envolveu as etapas de concepção; levantamento topográfico; projeto hidromecânico, estrutural e elétrico das EEEs; e, projeto dos emissários. Ainda, ficou a cargo da ECHOA Engenharia, a aprovação dos projetos nas entidades responsáveis, com vistas à obtenção das licenças ambientais necessárias junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e ao Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE do estado.

Comments

comments