Projeto para implantação de coletor-tronco em Santa Rita do Passa Quatro – SP

O município de Santa Rita do Passa Quatro está localizado no norte do Estado de São Paulo, possui área territorial de 754 km2 e faz parte da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Segundo dados do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município, datado de 2014, o sistema de esgotamento sanitário de Santa Rita do Passa Quatro apresenta índice de coleta, afastamento e tratamento do esgoto sanitário de 96% (dado de 2014).

A sede urbana do município é dividida em duas bacias de esgotamento: bacia do córrego Marinho e bacia do córrego Capituva. Além da sede, há outros dois distritos que são Santa Cruz da Estrela e Albinópolis. A bacia do córrego Marinho atende a cerca de 46% da população e o esgoto coletado é afastado por gravidade até a ETE Marinho, que recebe, ainda, o efluente de fossas sanitárias existentes na zona rural. A bacia do córrego Capituva atende aos 50% restantes da população da sede urbana, mas o esgoto coletado ainda não é tratado. Encontra-se em fase de implantação um segundo sistema de tratamento, denominado ETE Capituva, destinado ao atendimento da bacia de nome homônimo. A partir da implantação dessa segunda unidade, o atendimento da sede do município, em termos de tratamento dos esgotos, será universalizado.

Santa Rita do Passa Quatro

Neste sentido, a ECHOA Engenharia foi contratada pela Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro para elaborar o projeto completo de um coletor-tronco para afastamento dos esgotos até a futura ETE Capituva. Foram realizados desde serviços de campo, que incluíram levantamento planialtimétrico cadastral georreferenciado da área, com cadastramento de interferências e da rede de coleta do entorno e sondagens geotécnicas; até o projeto completo do coletor, em nível executivo, com memorial descritivo, memória de cálculo, especificações de materiais, planilha orçamentária e cronograma físico-financeiro destinados a orientar o processo de contratação das obras de implantação.

Comments

comments