Levantamento da Situação Atual e Perícia Ambiental da ETE Bombinhas

A Águas de Bombinhas assumiu a operação da Estação de Tratamento de Esgotos – ETE do município de Bombinhas e contratou a ECHOA Engenharia para desenvolver um Levantamento da Situação Atual e Perícia Ambiental desta ETE.

O trabalho, entregue recentemente, incluiu a completa caracterização da ETE, desde a descrição do processo de tratamento nela empregado e das características de cada unidade que a compõe, às práticas operacionais e de monitoramento que são realizadas.

As unidades da ETE foram avaliadas do ponto de vista hidráulico e estrutural e confrontadas com as diretrizes de dimensionamento contidas em legislação e bibliografia. A análise dimensional das estruturas, da geometria dos elementos estruturais e de suas especificações técnicas permitiu a avaliação da adequabilidade destas unidades, considerando a demanda atual e futura da ETE.

ETE Bombinhas
ETE Bombinhas

Realizaram-se, também, análises de parâmetros de qualidade do efluente, na ETE, e do corpo receptor, que subsidiaram a avaliação do desempenho da ETE e das características deste corpo receptor, para o qual foi desenvolvido um Estudo da Capacidade de Suporte.

Finalmente, foram avaliados os impactos ambientais gerados pela ETE, incluindo os passivos ambientais existentes e, a partir disso, propôs-se um plano de melhorias, adequações, compensações, prevenções e melhorias a ser implementado na ETE Bombinhas.

Comments

comments