Canalização do Afluente do Rio Alambari

Foi executada, recentemente, a Canalização do trecho final do rio Alemão, afluente do Rio Alambari, conforme projeto executivo desenvolvido pela ECHOA Engenharia, em atendimento ao município de Cambará, PR.

O projeto, que foi entregue em 2015 e executado neste ano com recurso federal, objetivou proporcionar uma solução técnica e economicamente adequada à situação em que se encontravam as residências próximas ao rio do Alemão.

Canal aberto antes da execução do projeto. Fonte: Acervo próprio.

Em eventos extremos de precipitação, ocorria alagamento nas margens do rio do Alemão, elevando o nível d’água até próximo ao nível das casas, erodindo as margens e, consequentemente, resultando em processos de instabilidade nas fundações das residências.

Execução das galerias celulares projetadas. Fonte: Prefeitura Municipal de Cambará, PR.

A ECHOA Engenharia previu, neste projeto, a continuação de parte da canalização do rio do Alemão que já havia sido executada pela Prefeitura, através galerias celulares, prevenindo a região contra os quadros de erosão e alagamento, conduzindo as águas pluviais nas situações críticas e possibilitando o deságue deste dispositivo de drenagem no rio Alambari.

 

 

Comments

comments