Projetos para Estabilização de Taludes em dez áreas do município de Brusque/SC

O município de Brusque/SC, localizado na região do Vale do Itajaí, possui uma população de 105.495 habitantes, majoritariamente urbana. A topografia do território municipal, em sua maioria acidentada, aliada ao crescimento desordenado das últimas décadas e às inundações que acontecem em eventos chuvosos significativos – principalmente durante o verão – resultou em muitas famílias vivendo em áreas de risco.

A ECHOA Engenharia foi contratada pela Prefeitura de Brusque para elaborar projetos para estabilização de taludes em 10 (dez) dessas áreas, visando à estabilização do maciço de solo, através de soluções individuais, e permitindo ao município a captação de recursos para execução das obras, minimizando os riscos e proporcionando, assim, melhoria na qualidade de vida da população.

As estruturas de contenção são obras civis construídas com a finalidade de prover estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou rocha. São estruturas que fornecem suporte a estes maciços e evitam o escorregamento causado pelo seu peso próprio ou por carregamentos externos.

A partir dos levantamentos topográficos e sondagens realizados nas áreas de interesse, a equipe da ECHOA Engenharia realizou estudos preliminares e propôs as melhores alternativas de estruturas de contenção, para a realidade de cada uma das áreas. Em etapa posterior, foram detalhados os projetos dessas estruturas e desenvolvidos os projetos de desapropriação das áreas nas quais esta se mostrou a melhor opção para a situação.

Comments

comments