ECHOA Engenharia, a empresa do Floripa Se Liga Na Rede

Por Vinicius Ragghianti

Após um ano na gestão do Programa Floripa Se Liga Na Rede, estamos mudando as coisas aqui na ECHOA Engenharia como quem arrasta móveis e pinta paredes para dar novo sentido à própria casa. Estamos redecorando nossa maneira de encarar os desafios e oportunidades para podermos fazer a diferença e colocar nosso conhecimento a serviço da transformação de realidades, sejam elas particulares ou regionais.

A essência não é nova. Provocar mudanças reais e significativas motivou a criação da empresa, lá em 2011. Como tantos, tivemos a garagem de casa como primeiro escritório. Dividíamos turnos entre estágios e empregos fixos pelo sonho de empreender em algo nosso, que valesse a pena.

Nossos altos e baixos foram permeados por consultorias e projetos, conquistados em processos licitatórios de instituições e cidades pelo país. Deixamos nossa marca em obras de Infraestrutura, especialmente de Saneamento Básico, algo que muito nos orgulha.

Mas se a essência não é nova, o momento é. Somos agora a empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede. Uma proposta que ressignifica o diálogo sobre esgoto entre poder público e os munícipes. Um programa que vai além da engenharia, envolve comunicação também. A nossa melhor chance de retribuir para Florianópolis tantos aprendizados aqui colhidos. Um projeto que de tanta responsabilidade, importância e significados, alterou de vez o DNA da ECHOA Engenharia.

A missão

Foi na virada de 2017 para 2018 que apostamos todas as fichas e lançamos os dados sem ter muita convicção do resultado que se apresentaria na outra ponta da mesa.

Embora cientes da nossa capacidade de abraçar um programa como o Floripa Se Liga Na Rede, tudo seria novo a partir do momento em que assumíssemos o trabalho.

Quando o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, relançou o programa em agosto de 2018 _ um projeto de mesmo nome havia sido lançado em 2013 _, nós já estávamos em plena atividade.

Curso de ligação de rede oferecido para profissionais

Contratamos e treinamos jornalista, técnicos e estagiários, recriamos nova identidade visual e articulamos apoio com entidades representativas da sociedade civil sob o lema “Floripa Mais Bela Amanhã”. Paralelamente, formamos, em duas capacitações sobre boas práticas para ligação de rede de esgoto, mais de 50 profissionais autônomos e empresas que agora estão aptos a atenderem os proprietários que queiram regularizar seus imóveis.

Mesmo com o campo semeado, ainda não tínhamos a prática ao iniciarmos as atividades no Bom Abrigo, no dia 4 de setembro. Um bairro de classe média alta da região Continental de Florianópolis, com rede coletora instalada há mais de 30 anos e mais de 70% de imóveis irregulares (pelo menos 21 lançando esgoto na pluvial). Em poucos dias, consolidamos um procedimento ágil, preciso e humanizado para atender a região. Nosso trabalho foi ganhando o boca a boca e as portas dos moradores mais resistentes foram abertas às nossas equipes. Tal reconhecimento foi expresso em e-mail encaminhado por um morador da Rua Voluntário Fernando Caldeira.

Venho à presença dos senhores para empenhar meu reconhecimento pelos competentes serviços prestados pela empresa ECHOA Engenharia, a serviço do Programa “Floripa se liga na Rede”. Sob a liderança do engenheiro sanitarista Igor Puff Floriano, a equipe levantou problemas antigos que, agora, me permitirão corrigi-los em definitivo. O eng. Igor tem sido incansável na discussão dos problemas que afetam minha residência, apontando soluções competentes e viáveis para os mesmos.”

Com a repercussão positiva nos meios de comunicação da cidade, outros bairros passaram a reivindicar a presença do programa, na ânsia de resolver problemas antigos de ligações clandestinas de esgoto.

A Blitz

Órgãos que atuam na Blitz Se Liga Na Rede

Foi no contexto de constante divulgação do Programa Floripa Se Liga Na Rede que a Prefeitura Municipal de Florianópolis e Casan lançaram a Blitz Se Liga Na Rede, uma força-tarefa com fiscais da Vigilância em Saúde, Floram, técnicos da Casan e da ECHOA Engenharia, por meio do Floripa Se Liga Na Rede. Desde 15 de outubro de 2018, foram mais de 15 bairros visitados, com fiscalização de imóveis com histórico de denúncias, uma ação que resultou em multas e lacres de tubulações ilegais que repercutiram como nunca antes.

Também nesse processo a ECHOA Engenharia teve papel significativo. Por meio do engenheiro responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede, Igor Puff Floriano, lideramos etapas da Blitz nas diferentes regiões da cidade, intermediando, orientando e facilitando o trabalho em equipe de órgãos que até então não dialogavam com harmonia.

Uma mudança de paradigma descrita pelas palavras do fiscal da Vigilância em Saúde, Cristovam Muniz Thiago, em manifestação publicada no grupo de trabalho da Blitz Se Liga Na Rede.

Sou fiscal da Vigilância em Saúde e nos últimos 10 anos tenho atuado, principalmente, na área ambiental/esgoto. Pela primeira vez em 10 anos vejo o trabalho fluir, se não de maneira ideal, mas da melhor maneira possível. E sem nenhuma dúvida a maior ajuda para a boa execução dos trabalhos tem sido a participação da empresa ECHOA. Sou funcionário público e defendo que todo serviço público seja realizado por servidores públicos e um dos motivos disso é exatamente a necessidade de que serviços essenciais não sejam descontinuados. No entanto, enquanto nossos gestores não entendem a lógica do serviço público, a equipe da ECHOA vem desempenhando o trabalho de maneira exemplar, com técnicos altamente capacitados, interessados, compromissados. A cidade nunca precisou tanto de um “Se Liga Na Rede” e nós técnicos, que já trabalhamos com outras empresas, sabemos muito bem o abismo que separa a ECHOA das anteriores.”

Caminho sem volta

Morador recebe declaração de regularidade, após correções orientadas pela ECHOA

Relatos como os destacados nesse texto nos indicam que acertamos ao lançar os dados lá atrás. Reduzimos em mais de 15 % o número de imóveis irregulares nos bairros onde mantivemos atendimento continuado. No Abraão, por exemplo, viramos o ano com uma média de uma casa regularizada por dia. Adotamos a transparência na relação com os líderes comunitários e nossos técnicos são tão bem recebidos que até já foram convidados por moradores para almoçar com a família _ detalhe: o imóvel estava irregular. Colecionamos testemunhos generosos na comunidade, com pessoas dizendo percebido uma mudança nas águas de seu bairro, que estariam mais claras.

São muitos os sinais que nos fazem apreciar a jornada a frente do Programa Floripa Se Liga Na Rede. Foi um ano intenso, em que conhecemos realidades distintas, entramos nas casas das pessoas e aprendemos muito sobre nós mesmos. Aprendemos, sobretudo, a nos valorizar como empresa referência em regularização de imóveis. Sabemos fazer e sabemos como fazer.

Por isso estamos mudando nossa cara. É um caminho sem volta.

Crédito de fotos: Marcone Tavella

Comments

comments